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4 habilidades estratégicas que gerentes de TI precisam ter

Já faz algum tempo que os gerentes de TI deixaram de ser somente profissionais com conhecimentos técnicos. Cada vez mais, são exigidas deles capacidades mais analíticas e voltadas a colocar o departamento de TI como parte fundamental da estratégia dos negócios como um todo.

O próprio papel de liderança do departamento de TI já é estratégico e exige conhecimentos de gestão de projetos e pessoas, capacidade de negociação (interna e externa), formação de parcerias etc.

Se você é ou pretende ser gerente de TI, acompanhe a seguir uma lista de habilidades estratégicas que precisa ter para ser um profissional altamente competitivo no mercado de trabalho:

Saiba formar times de alta performance

Como executivo, uma característica chave que você deve ter é a capacidade de gerenciar bem outras pessoas. Reúna um time de profissionais com excelentes conhecimentos e capacidades técnicas e distribua as tarefas para que eles as executem com excelência.

Pense na sua liderança como um maestro de uma orquestra: você dá as coordenadas e os “músicos” dedilham seus instrumentos para, juntos, criarem um excelente concerto.

E, o mais importante: delegue e deixe que as pessoas trabalhem; crie uma relação de confiança, colocando-se como um apoiador e não como um fiscal.

Outro ponto importante para formar um time de alta performance é conhecer plenamente os liderados. Por não ter pleno conhecimento das suas capacidades (forças e fraquezas), muitos líderes pecam por cobrar demais daqueles que não conseguem fazer ou sobrecarregar os mais experientes.

O segredo para não incorrer nesse erro é ter total domínio das capacidades de cada profissional e encorajá-los a sempre se capacitar, oferecendo ferramentas e conhecimentos por meio de cursos de atualização, palestras, conteúdos etc.

Alinhe a estratégia de TI com a estratégia do negócio

Trabalhe para colocar o departamento de TI em consonância com a estratégia do negócio. Isso tem muito a ver com não deixar que sua equipe seja vista apenas como uma área de suporte.

Crie métricas, indicadores para medir os resultados que a TI está entregando para a evolução do negócio. Assim, em vez de apenas demonstrar quantos chamados a equipe de TI atendeu por mês, mostre a rapidez com que foram resolvidos os problemas e o quanto isso impactou na disponibilidade dos sistemas.

Para a diretoria da empresa, saber que a operação não foi interrompida por conta de um bug em determinado sistema é mais importante do que ver a quantidade de horas que os analistas de segurança trabalharam para remover um risco.

Amplie seu poder de comunicação e negociação

O ambiente corporativo é altamente competitivo e costumam se destacar mais os executivos que se comunicam melhor, “vendem” melhor os resultados de suas equipes para a diretoria da empresa.

Portanto, aproveite todas as reuniões estratégicas para mostrar os resultados tangíveis e propor soluções. Também é importante estar em constante diálogo com os outros departamentos da empresa, fazer networking e colocar sua equipe sempre de uma forma estratégica para que as outras lideranças entendam a importância dela para o negócio como um todo.

Crie parcerias fortes, interna e externamente

Outra habilidade que você não pode deixar de ter é a de criação de parcerias. Internamente, negocie formas de trabalho que auxiliem os outros departamentos a utilizar melhor a tecnologia, por exemplo.

Olhando no âmbito externo, reúna fornecedores de soluções e equipamentos que realmente façam a diferença nos resultados. Esteja cercado das melhores consultorias, desenvolvedoras de softwares e fabricantes de equipamentos. Sempre que necessitar, avalie além das capacidades técnicas dos fornecedores: observe aspectos como atendimento, suporte, proatividade etc. Quanto melhores forem seus fornecedores, mais capacitada estará a TI para atender às demandas do dia a dia da operação.

Leia também: 5 erros de gestão que vão sabotar sua infraestrutura de TI

Como estão suas habilidades gerenciais? Você se identificou com essa lista ou tem algo a acrescentar? Deixe um comentário!

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