Artigo

3 motivos para modernizar o data center da sua empresa

O contexto atual de mercado exige constante evolução para a adaptação e suprimento das necessidades dos stakeholders. Partindo disso, certamente a modernização do data center da empresa é um dos fatores-chave para a permanência ou substituição,daqueles que estarão na posição de referência em termos de inovação.

E isso permeia questões muito práticas, como análise instantânea de métricas relacionadas à performance, setor financeiro, vendas, enfim, o empreendimento como um todo. A rapidez e a alavancagem, em termos de proficiência, que a gestão modernizada dos bancos de dados oferece é algo que não pode ser ignorado por gestores que querem manter o seu negócio realmente relevante para o mercado. Acompanhe esses três apontamentos para modernizar o seu data center:

A modernização do data center da empresa é uma necessidade

Hoje, a gama de fatores positivos que implicam na utilização do big data é tão grande, que interfere diretamente na maximização de resultados. Precisamente, a utilização de data centers modernos é benéfica para a redução de custos, pois os procedimentos são todos registrados e levados de forma clara para os responsáveis.

Em termos de outsourcing em gestão de dados, por exemplo, além do claro benefício com a redução da utilização do espaço físico – já que uma parte significativa dos dados fica hospedado em computadores do prestador de serviço – há a redução de custos com energia e uma drástica diminuição de ativos na rede. Com isso, os gestores de TI podem trabalhar de forma mais focada em questões estratégicas e menos operacionais, alavancando ganhos significativos para o empreendimento a médio e longo prazos.

A elevação dos níveis de concorrência demandarão cada vez mais dos data centers

Os data centers tendem a ser o ponto de encontro de milhares de conexões. Para suportarem a demanda atual e incrementos futuros, é necessário que as estratégias de uso sejam cada vez mais repensadas. Seguindo por essa tendência, a perspectiva delineada para as evoluções próximas dos equipamentos em cloud é de que estes se comportem como verdadeiros laboratórios, ou ainda, fábricas — verdadeiros organismos independentes capazes de realizar operações complexas em larga escala em poucos segundos, com precisão máxima.

A utilização de equipamentos em cloud otimiza os processos de segurança

Há outros fatores benéficos a serem considerados na utilização de data centers modernizados. Dentre eles, a questão da segurança de dados.

Como as plataformas são “elásticas”, já que trabalham com dados não estruturados (NoSql), a tendência é de que haja uma necessidade de que os recursos sejam escalados. Mas isso não complica os procedimentos.

Esse tipo de abordagem realmente foi constituída para trabalhar com volumes muito grandes de informação. Partindo disso, os métodos para a lida com os backups dos arquivos têm suas especificidades facilitadoras.

Partindo desses apontamentos, a percepção da necessidade de aderência e assimilação dessas novas tecnologias é algo que pode ser fator decisório para o sucesso de um empreendimento. A modernização do data center da empresa é uma exigência do mercado, que deve ser considerada.

E você, já modernizou ou pensa em modernizar o data center de sua empresa? Aproveite para fazer um comentário e compartilhar sua experiência!

[hs_action id=”2170″]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Conheça nossos parceiros